Bandeira do Terceiro Mundo.
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.
Processo de "reparação virtual".
© The Kremer Museum
Antagonicamente aos objetos recolhidos dos entulhos da Providência, os achados arqueológicos que um século antes ali haviam sido jogados na condição de restos agora performavam singularidade, esbanjando a força de quem, como gesto de insubmissão à gravidade e ao esquecimento, havia retornado à superfície.
Mapa do percurso expositivo do Museu das Remoções (©Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).
Hoje as ruínas de casas e equipamentos coletivos removidos tornam-se acervo do museu e parte do que os moradores chamam de percurso expositivo da memória, ao longo do qual foram instaladas diversas placas que fazem referência aos espaços que existiam na Vila Autódromo antes do processo de remoção.
Um Museu de Arte do Espírito Santo qualquer.
Escadaria Maria Ortiz (Raphael Samú, screen printing on paper, 1981) - access in augmented reality
O gAViAO.PENAXO (Elpídio Malaquias, esmalte sintético sobre aglomerado, 1992) - acessar em realidade aumentada