Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Escadaria Maria Ortiz (Raphael Samú, screen printing on paper, 1981) - access in augmented reality

Associação de moradores da Vila Autódromo antes das remoções (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II (Cultural Eclipse), 1988-90. Documentação da simulação VR apresentada no festival NEoN, Dundee, 2017. Desenvolvimento de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Rhoda Ellis).

The Kremer Collection VR é um museu virtual voltado para a exposição de obras reais. Ele foi desenvolvido pelo estúdio Moyosa Media para abrigar réplicas das pinturas de Velhos Mestres holandeses que fazem parte da coleção de George e Ilone Kremer.

Embora sejam frequentemente emprestadas para serem expostas em outras instituições, as obras da coleção dos Kremer nunca tiveram uma galeria própria. O ambiente virtual oferece uma possibilidade para que sejam finalmente apreciadas em conjunto, com a mediação dos comentários de seus próprios donos.

As réplicas das pinturas foram realizadas por meio de fotogrametria, uma técnica de escaneamento que permite reconstruir volumes e texturas em alta fidelidade. Já o prédio do museu foi projetado especialmente por um arquiteto e modelado de maneira hiper-realista, buscando reproduzir condições ideais do encontro com as obras num espaço suntuoso, familiar ao grande público da arte.

A partir desse projeto, o Moyosa Media passou a desenvolver soluções estandardizadas para galerias virtuais em ambientes web, que dispensam o uso de headsets VR, de modo a ampliar o acesso a essa forma de experiência expositiva.

Kremer Collection

Em andamento