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Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Comparação entre a instalação física (aqui apresentada no Museu de Arte Moderna de Viena, em 2010) e sua simulação em realidade virtual. Modelagem de Sang Hun Yu (© Espólio de David Hall/Universidade of Dundee).

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II, 1989-90. Sistema em Unreal para simulação em realidade virtual apresentada no Festival NEoN, Dundee, Escócia, 2017. Modelagem de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Espólio de David Hall/Rhoda Ellis/Universidade de Dundee).

Entrega de peças do acervo do Museu das Remoções ao Museu Histórico Nacional (© acervo Museu das Remoções).

Subway (Norton, acrílica sobre madeira, 2002) - acessar em realidade aumentada

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.

Envensão nova urso con cachorro (Elpídio Malaquias, esmalte sintético sobre aglomerado, 1992) - acessar em realidade aumentada

Protesto contra despejos e demolições na Vila Autódromo (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).

David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Planos originais da instalação (© Espólio de David Hall/Universidade de Dundee).

The Kremer Collection VR é um museu virtual voltado para a exposição de obras reais. Ele foi desenvolvido pelo estúdio Moyosa Media para abrigar réplicas das pinturas de Velhos Mestres holandeses que fazem parte da coleção de George e Ilone Kremer.

Embora sejam frequentemente emprestadas para serem expostas em outras instituições, as obras da coleção dos Kremer nunca tiveram uma galeria própria. O ambiente virtual oferece uma possibilidade para que sejam finalmente apreciadas em conjunto, com a mediação dos comentários de seus próprios donos.

As réplicas das pinturas foram realizadas por meio de fotogrametria, uma técnica de escaneamento que permite reconstruir volumes e texturas em alta fidelidade. Já o prédio do museu foi projetado especialmente por um arquiteto e modelado de maneira hiper-realista, buscando reproduzir condições ideais do encontro com as obras num espaço suntuoso, familiar ao grande público da arte.

A partir desse projeto, o Moyosa Media passou a desenvolver soluções estandardizadas para galerias virtuais em ambientes web, que dispensam o uso de headsets VR, de modo a ampliar o acesso a essa forma de experiência expositiva.

Kremer Collection

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