Mapa do percurso expositivo do Museu das Remoções (©Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.
Reunião semanal do projeto contidonãocontido, com os educadores-curadores.
Antagonicamente aos objetos recolhidos dos entulhos da Providência, os achados arqueológicos que um século antes ali haviam sido jogados na condição de restos agora performavam singularidade, esbanjando a força de quem, como gesto de insubmissão à gravidade e ao esquecimento, havia retornado à superfície.
Associação de moradores da Vila Autódromo antes das remoções (© Luiz Claudio Silva / acervo Museu das Remoções).
Hoje as ruínas de casas e equipamentos coletivos removidos tornam-se acervo do museu e parte do que os moradores chamam de percurso expositivo da memória, ao longo do qual foram instaladas diversas placas que fazem referência aos espaços que existiam na Vila Autódromo antes do processo de remoção.
Reproduções de “obras de arte” seguidas de verbetes criam um novo olhar, adicionam um outro sentido, ou somente embaralham o significado primeiro diante daquilo que foi apropriado pela artista.
Torre (Heide Liebermann, 1981) - acessar em realidade aumentada
David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Captura de tela demonstrando o desenho sonoro espacial em Unity 3D. Programação de Sang Hun Yu (© Universidade de Dundee).