Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

O gAViAO.PENAXO (Elpídio Malaquias, esmalte sintético sobre aglomerado, 1992) - acessar em realidade aumentada

Digitalização para pesquisa de doutorado no LAPID usando o RV Scanner.

Phi Books (© Antonopoulou & Dare).

sem título (Nair Vervloet, óleo sobre tela, 1952) - acessar em realidade aumentada

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II, 1989-90. Sistema em Unreal para simulação em realidade virtual apresentada no Festival NEoN, Dundee, Escócia, 2017. Modelagem de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Espólio de David Hall/Rhoda Ellis/Universidade de Dundee).

Non-space I (the degrading idea of home) - Essa proposta busca deslocar e reformular a aspecto social do espaço WebVR. A construção emprega verticalidade, espelhamento e o deslocamento da voz e das imagens dos corpos-avatares do público como forma de provocar outras possibilidades de interação a serem exploradas. Realização: Commonolithic.

Fragmentos Rítmicos (Dionísio del Santo, óleo sobre tela, 1995) - acessar em realidade aumentada

Apresentação dos Phi Books na Universidade de Copenhagem.

Montagem dos displays de Introdução ao Terceiro Mundo para o CCBB-RJ, 2011.

Exposição Turvações Estratigráficas, de Yuri Frimeza - Museu de Arte do Rio, 2013 (© Wilton Montenegro).

Exposição contidonãocontido - Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, 2010.

Ao longo de maio de 2021, enquanto o Museu de Arte do Espírito Santo – MAES – esteve fechado no intervalo entre exposições, realizamos uma residência artística e curatorial em uma réplica do museu hospedada na plataforma Mozilla Hubs.

Compatível com os padrões WebXR, o Hubs é um sistema de realidade virtual que se integra mais diretamente à infraestrutura da Internet, e dispensa equipamentos mais sofisticados do que um browser para ser usado.

Durante a residência, ele serviu como um meio para os participantes ocuparem a arquitetura do MAES aos modos de um simulacro poroso, aberto aos mais diversos fluxos de informação – bibliotecas de mídia, materiais de arquivo, memórias pessoais e colaborações com o público.

A experiência resultou na bifurcação do museu em quatro versões, fabricadas por AFAAB (Catalina Alvarez, Liz Flyntz, Ty Clapsaddle), Commonolithic, Para Terra Volta Toda Corpa em Matéria (Garu, Pedra Silva, Rodrigo Lopes) e Renato Pera.

A réplica preliminar do MAES segue acessível e suscetível a remixes.

Outros MAES

Em andamento