Museus

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

Museu Sem Paredes

JOÃO ME-PRO-METEO, Um-PEXi (Elpídio Malaquias, esmalte sintético sobre aglomerado, 1992) - acessar em realidade aumentada

sem título (Levino Fanzeres, óleo sobre aglomerado, sem data) - acessar em realidade aumentada

Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.

The Space Expanding Room: AFAAB in VR - O Ant Farm Antioch Art Building virtual é um espaço digital construído a partir de material de arquivo de 1971. O espaço foi criado para que os visitantes possam se encontrar, bater papo, grafitar, participar de eventos e fazer arte, assim como os alunos que um dia frequentaram o espaço real, antes de ser abandonado em 2008. Realização: AFAAB. Conceptualização, curadoria e direção: Catalina Alvarez e Liz Flyntz. Construção e design: Ty Clapsaddle.

Animação digital do esqueleto do pássaro Rhea americana, baseado em estudo cinemático.

Non-space I (the degrading idea of home) - Essa proposta busca deslocar e reformular a aspecto social do espaço WebVR. A construção emprega verticalidade, espelhamento e o deslocamento da voz e das imagens dos corpos-avatares do público como forma de provocar outras possibilidades de interação a serem exploradas. Realização: Commonolithic.

David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Desenho esquemático da construção 3D de um monitor Hantarex no software Maya por Sang Hun Yu (© Espólio de David Hall/Universidade of Dundee).

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II (Cultural Eclipse), 1988-90. Documentação da simulação VR apresentada no festival NEoN, Dundee, 2017. Desenvolvimento de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Rhoda Ellis).

Perhaps the act of appropriation has an element of appreciation, but it is much more than that. Tutorship implies concern, but such response is not the only way (or the best one) to demonstrate care.

David Hall, A Situation Envisaged: The Rite II, 1989-90. Sistema em Unreal para simulação em realidade virtual apresentada no Festival NEoN, Dundee, Escócia, 2017. Modelagem de Rhoda Ellis, curadoria de Adam Lockhart (© Espólio de David Hall/Rhoda Ellis/Universidade de Dundee).

Curadoria e Produção
Gabriel Menotti

Assistência de Curadoria
Flora Gurgel

Produção Executiva
Pique-Bandeira

Design
Vitor Cesar

Desenvolvimento
Mandelbrot

Programa Educativo
Graziela Kunsch

Revisão de texto
José Irmo Gonring (português)
Jessica O’Leary (inglês)

Equipe Museu de Arte do Espírito Santo
Ana Luiza Bringuente
Ivone Carvalho
Gabriel Flores
Marcellus Freitas

Inventário de Museus Virtuais
Digital Museum of Digital Art (Alfredo Salazar-Caro e William Robertson)
Dja Guata Porã (aos cuidados de Clarissa Diniz)
Introdução ao Terceiro Mundo (Marilá Dardot)
The Kremer Collection VR (Moyosa Media)
LAPID / Museu Nacional (UFRJ)
Museu das Remoções
Virtual Hall (conforme desenvolvido por Adam Lockhart, Rhoda Ellis e Sang-Hun Yu)
Riverine Archive (Alexandra Antonopoulou e Eleanor Dare)

Outros MAES – Residência VR
Non-Space I (The degrading idea of home) (Commonolithic)
Rigor Mortis (Renato Pera e Caio Fazolin)
The Space Expanding Room: AFAAB in VR (Catalina Alvarez, Liz Flyntz e Ty Clapsaddle)
Você é a encruzilhada das suas memórias (Pedra Silva, Garu e Rodrigo Lopes)

Acompanhamento da Residência
Alexandra Antonopoulou
Eleanor Dare

Visitas Guiadas
Instituto Raízes
Mirella Schena e Clara Sampaio
Origraffes – Festival Multicultural de Arte Urbana
Plataforma de Curadoria (UFES) 

Apresentação dos Audioguias
Natália Dornelas

Vinheta e teaser
Ramon Zagoto

Libras
Rafael Monteiro da Silva
Joyce Karolina

Nossos Acervos
Concepção e coordenação: Gabriel Menotti
Produção: Flora Gurgel
Fotografia: Ignez Capovilla
Assistência de fotografia: Erika Mariano

Agradecimentos
Ana Luiza Bringuente e equipe MAES, equipe da comunicação da SECULT-ES, Sergio Azevedo, Emelie Chhangur, Vinícius Fábio, Sunny Kerr, Joël Kremer, Pablo Lafuente, Elgin-Skye McLaren e equipe Mozilla Hubs, Fabrício Noronha, Danuta Sierhuis.

Museu Sem Paredes foi financiado com recursos do FUNCULTURA por meio do Edital 019/2018 – Exposições de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, e conta com o apoio do Social Sciences and Humanities Research Council canadense e do Agnes Etherington Art Centre.

SOBRE

Em andamento