David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Planos originais da instalação (© Espólio de David Hall/Universidade de Dundee).
sem título (Álvaro Conde, óleo sobre tela, 1944) - acessar em realidade aumentada
DiMoDA 3.0, 2018. Obra de Paul Hertz (Fools Paradise).
sem título (Gilbert Chaudanne, acrílica sobre eucatex, 1997) - acessar em realidade aumentada
Os processos que culminaram na independência de antigas colônias europeias afetaram disciplinas que, direta ou indiretamente, legitimaram o poder colonial. O movimento da Nova Museologia provocou ações que aproximaram o museu da comunidade, possibilitando a inserção dos grupos relacionados às coleções salvaguardadas dentro das instituições.
Amuleto macrofálico recuperado do incêndio do Museu Nacional (© LAPID).
David Hall, TV Interruptions: The Installation, 1971. Simulação em realidade virtual apresentada na conferência Besides the Screen, Kings College, Londres, 2018. Modelagem de Sang Hun Yu, curadoria de Adam Lockhart (© Adam Lockhart).
Por ter herdado um conjunto relativamente aleatório de obras, bem como por ter apenas tardiamente implementado uma política de aquisição de acervo, à Coleção não se pode confortavelmente atribuir a função de historiografar a arte produzida a partir do século XX em Pernambuco. Como lidar, então, com essa condição?
Prancha "Universo" - Introdução ao Terceiro Mundo, 2011.
Perhaps the act of appropriation has an element of appreciation, but it is much more than that. Tutorship implies concern, but such response is not the only way (or the best one) to demonstrate care.
JOÃO ME-PRO-METEO, Um-PEXi (Elpídio Malaquias, esmalte sintético sobre aglomerado, 1992) - acessar em realidade aumentada
Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, 2011.